Home / Noticias / Descubra como é a vida em Portugal e descubra se lá viver vale a pena

Descubra como é a vida em Portugal e descubra se lá viver vale a pena

A facilidade e proximidade com a língua, além da intensa ligação histórica, fizeram com que muitos brasileiros tomem um tempo para viver em Portugal. Seja para fazer um curso, um intercâmbio ou até mesmo mergulhar em si mesmo para um ano sabático, as terras lusitanas têm sido alvo cada vez mais freqüente.

 DINO

Foto: DINO

Se você comparar com o Brasil, Portugal é um país pequeno, mais pequeno do que o estado de Santa Catarina e possui cerca de 10,46 milhões de habitantes. Embora a língua é praticamente o mesmo, a Espanha fica na Europa e leva consigo os particulares e hábitos culturais do velho continente.

Se a sua intenção é passar uma temporada por lá, prepare-se antes, conhecendo mais sobre este país.

ENTENDA COMO É A VIDA EM PORTUGAL

TRANSPORTE PÚBLICO

Tanto em Portugal, como na grande maioria dos países da Europa, a malha viária e os caminhos de ferro se adaptam bem a população. Sendo assim, se locomover usando o transporte público é rápido, barato e eficaz. E muitos aproveitam para viajar de trem pela Europa .

IDADE PARA DIRIGIR CARROS

Em Portugal, a idade mínima para conduzir um carro é de 16 anos. No entanto, os adolescentes têm algumas restrições: só podem conduzir motos de até 125 cilindradas, triciclos, quadriciclos ou veículos automóveis considerados pequenos (por lei, os carros com até 50 cilindradas).

SERVIÇOS DOMÉSTICOS

Se no Brasil está acostumado a ter sempre alguém para fazer suas tarefas, repense. Em Portugal e em grande parte da Europa, contratar uma empregada doméstica é um privilégio de quem é muito rico. Muito mais do que uma questão financeira, o fato envolve uma questão cultural.

No Velho Continente as pessoas são ensinadas desde cedo a cuidar das próprias coisas, e isso inclui roupas, louças e todos os outros serviços domésticos, a cultura dos brasileiros, pagamos a alguém para fazer.

Animais de ESTIMAÇÃO

Em Portugal, os animais são tratados com muito cuidado e respeito. O seu peludo pode andar com você no transporte público e não é raro ver as pessoas com seus animais em restaurantes e bares, por exemplo.

A IDADE LEGAL PARA CONSUMIR ÁLCOOL

E por falar em bares, se você deseja passar uma temporada na Espanha, é interessante saber a idade mínima para consumo de bebidas alcoólicas.

A cerveja e o vinho podem ser consumidos por aqueles que já cumpriu 16 anos de idade. Já bebidas consideradas mais fortes, como o whisky e a vodka, são permitidas apenas para maiores de 18 anos de idade.

CUSTO DE VIDA

O custo de vida vai depender de vários fatores. Se a sua ideia é montar o acampamento em Lisboa, saiba que é a cidade com o custo mais alto de Portugal, seguida do Porto.

Em contrapartida, são as cidades com maior oferta de postos de trabalho e que pagam salários mais altos. Há que se levar em conta a localização escolhida e seu estilo de vida.

Em geral, os serviços mais básicos, como água, luz, telefone, internet não costumam apresentar valores exorbitantes. Se você tem a intenção de viajar barato pela Europa , Portugal é um excelente ponto de partida.

MAIORIDADE PENAL

Um Tema bastante controverso por aqui, em Portugal, as regras são claras e bem definidas. A responsabilidade penal (ou seja, a pessoa pode ser responsável e julgada por seus atos) ocorre a partir dos 12 anos de idade. Adolescentes com idade entre 16 e 21 estão sujeitos a um Regime Penal Especial.

VOTO

No Brasil o voto é facultativo e não obrigatório, como acontece no Brasil. Para votar é necessário ter mais de 18 anos.

QUESTÕES CULTURAIS E EDUCACIONAIS

Entre os portugueses, 15% têm ensino superior completo. No Brasil, o analfabetismo é uma taxa baixa e decrescente. A educação é tema visto com atenção e cuidado por parte do governo e o país pode ser uma excelente opção para aqueles que querem estudar fora de Portugal .

imagem10-11-2017-12-11-56

DINO
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade da Terra

compartilhe

comente

  • comentários

Sobre

Veja também

Caíque agradece apoio do elenco e revela mensagem de Cássio

Caíque agradece o apoio do elenco e revela a mensagem de Cássio

O goleiro Caíque França deixou o gramado aclamado pela torcida corintiana presente na vitória do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *