Home / Noticias / Bomba quebra pela 2ª vez no ano e deixa 10 mil sem água em Brodowski, SP

Bomba quebra pela 2ª vez no ano e deixa 10 mil sem água em Brodowski, SP

Moradores relatam problemas frequentes no abastecimento na cidade. Segundo SAAEB, troca do equipamento foi providenciada e serviço deve ser normalizado na quarta-feira (20).

 

quebra de uma bomba em um dos poços de captação de água afeta o abastecimento a 10 mil moradores em Brodowski (SP). O problema começou na sexta-feira (15) e a única água que chega às casas é a distribuída por caminhões pipa. Em janeiro deste ano, o mesmo equipamento já havia apresentado problema, deixando oito mil pessoas desabastecidas.

Procurado, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAEB) informou que um novo equipamento foi comprado e a previsão é que o serviço seja normalizado até quarta-feira (20).

Torneiras secas

Sem água em casa desde sexta-feira, a dona de casa Silvia Fernandes usa a pouca água que tem armazenada em bacias para lavar a louça. No entanto, a limpeza de roupas e da casa teve que ser suspensa porque não há água suficiente. Para tomar banho, ela precisa ir à casa da filha.

“Lá também está faltando água, mas a casa tem duas caixas e ela não fica em casa. Então dá para tomar banho.”

Moradora do bairro São Judas Tadeu há 20 anos, Silvia diz que problemas com desabastecimento são comuns.

“Na administração passada faltou água 30 dias, e eles mandaram consertar a bomba. Dessa vez, para fazer o reparo, eles vão por uma nova. Tomara que seja rápido.”

A dona de casa Silvia Fernandes acumula roupas no tanque de casa em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)A dona de casa Silvia Fernandes acumula roupas no tanque de casa em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

A dona de casa Silvia Fernandes acumula roupas no tanque de casa em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo 

Mãe de duas crianças, a dona de casa Jenifer Gomes relata as dificuldades de ficar sem uma gota na torneira. Ela e o marido, que é pedreiro, passaram o sábado atrás de água para que pudessem tomar banho. Segundo Jenifer, a prefeitura disponibilizou caminhões pipa, mas a quantidade nem sempre atende a demanda e a muitas vezes água chega suja.

“Isso é uma vergonha. Essa bomba quebra direto e vem de gestões passadas. Já chegamos a ficar 58 dias sem uma gota d’água na torneira. A gente quer que o prefeito tome uma providência porque não é a primeira, nem a segunda vez que isso acontece. A gente que tem criança fica desesperado. Não dá pra viver assim.”

A dona de casa Jenifer Gomes guarda água em latões para dar banho nos filhos em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)A dona de casa Jenifer Gomes guarda água em latões para dar banho nos filhos em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

A dona de casa Jenifer Gomes guarda água em latões para dar banho nos filhos em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

Problema antigo

De acordo com o SAAEB, o problema ocorre no poço Contendas. A cidade tem apenas dois locais de captação e quando um apresenta problemas, metade da população é afetada. O superintendente Gabriel Diniz Carvalho Franco diz que a substituição do equipamento danificado foi providenciada e que o serviço deve ser regularizado até esta quarta-feira.

“Essa bomba já havia dado problema no final de dezembro e começo de janeiro e está com uma durabilidade muito pequena. É um equipamento já antigo e por isso optamos por comprar um equipamento novo pra estender a durabilidade dele. Qualquer intervenção demanda um tempo muito grande e afeta a cidade”, afirma.

Sobre as reclamações dos moradores a respeito do desabastecimento frequente, o superintendente diz que é necessário perfurar novos poços. Franco afirma que um projeto começou a ser executado em 2014, mas que faltaram recursos federais para a finalização e o serviço foi paralisado. Ele diz que a prefeitura busca recursos para finalizar a obra, mas não deu detalhes sobre prazos ou verbas pleiteadas.

“Como a manutenção é muito demorada, a partir do momento que nós tivermos a quebra de qualquer um dos poços, com o terceiro pronto, nós vamos ter ele de reserva, o poço pra substituir aquele que está em intervenção.”

Caminhão-pipa faz abastecimento de casas em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)Caminhão-pipa faz abastecimento de casas em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

Caminhão-pipa faz abastecimento de casas em Brodowski, SP (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

Fonte: https://g1.globo.com

Desentupidora de esgoto em Curitiba

Sobre Desentupidora de Esgoto

Veja também

Whindersson Nunes exibe bumbum em evento e noiva minimiza:

Whindersson Nunes mostra a bunda no evento e a noiva minimiza: ‘Sempre faz isso’

Youtuber mais famosos do Brasil, Whindersson Nunes reuniu-se com outros atores para o lançamento do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *